Mostra Kino Beat de Filmes

Exposição e Performance
Abertura: 15.11, 18h (Com djs (Coletivo Turmalina)
Encerramento: 22.11 (Com djs -Alfinete)
Local: Cinemateca Capitólio

R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

Programação Especial

  • Discotecagem na abertura da mostra dia, 15/11, a partir das 18h até às 22h, com os DJs ELL P e Felix do Coletivo TURMALINA
  • Discotecagem no encerramento da mostra, dia 22/11, 21h – até 00h, com a DJ Luiza Pads (Festa Alfine)

Programação de Filmes

15 de novembro (sexta-feira)

18h – DJ’s Turmalina (ELLE P e Felix)
20h – Terror Mandelão (GG Albuquerque, Felipe Larozza)

16 de novembro (sábado)

15h – A Loucura do Ritmo (Stan Lathan)
17h – Ostinato (Paula Gaitán)
18h30 – Ornette: Feito na América (Shirley Clarke)
20h – Rewind & Play (Alain Gomis)

17 de novembro (domingo)

15h – A Festa Nunca Termina (Michael Winterbottom)
17h – Sutis Interferências (Paula Gaitán)
19h – Born in Flames (Lizzie Borden)

19 de novembro (terça-feira)

17h – A Loucura do Ritmo (Stan Lathan)

20 de novembro (quarta-feira)

17h – A Festa Nunca Termina (Michael Winterbottom)
19h – É Rocha e Rio, Negro Leo (Paula Gaitán)

21 de novembro (quinta-feira)

19h – Udigrudi Pernambucano: Super-8 Paêbirú (Katia Mesel) + A Noite do Espantalho (Sergio Ricardo)

22 de novembro (sexta-feira)

21h – DJs Alfinete (Luisa Pads e Viridiana)
23h59 – Stop Making Sense (Jonathan Demme)

Sobre a Cinemateca Capitólio

Inaugurada em 2015, a Cinemateca Capitólio é um espaço cultural ligado à Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre que tem como função principal a preservação, o armazenamento e a difusão da memória do cinema e do audiovisual do Rio Grande do Sul.

A conclusão das obras da Cinemateca Capitólio representou um momento histórico na vida cultural de Porto Alegre. Iniciado há mais de uma década, o longo e complexo processo de restauração do Cine-Theatro Capitólio, uma das mais luxuosas salas de cinema da cidade, além de recuperar a vocação original do espaço como sala de exibição, também teve o objetivo de transformar o prédio em um local destinado à preservação da memória audiovisual do Rio Grande do Sul.

Sobre Leonardo Bomfim, curador da mostra

Leoonardo Bomfim

Leonardo Bomfim é programador da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, desde 2015. Foi programador da sala de cinema P. F. Gastal, na mesma cidade, entre 2013 e 2017. Realizou trabalhos de programação para os festivais de Gramado, Brasília e Olhar de Cinema. Desde 2012 é um dos editores do Zinematógrafo, fanzine de crítica de cinema.

Sobre o Coletivo Turmalina

O coletivo Turmalina, de Porto Alegre, trabalha com expressões artísticas no campo visual e sonoro, propostas pela ótica das populações negras.

Compreendendo culturas de raízes africanas em geral como ferramenta de afirmação da identidade de um povo, aqui, coloca-se em evidência a musicalidade enquanto mecanismo de resistência social, como resposta à marginalização, apropriação e apagamento de uma história.

A principal ferramenta dessa revolução é a música, que, ao unir diferentes formas de produção e pesquisa, diferentes tecnologias e narrativas do povo preto, propaga o desejo de movimentar estruturas dominantes e sugere a inversão dessa pirâmide criativa.

Elle P

Elle P é DJ, cantora e compositora. Natural de Porto Alegre, Rio Grande Do Sul e integrante do Coletivo Turmalina. A gatinha é ritmada e não é segredo pra ninguém! Com uma forte presença na cena artística local desde 2020, e pouco mais de um ano na discotecagem, a artista vem se destacando com suas apresentações que exaltam a cultura negra, brasileira e LGBTQIAPN+. Trazendo o futuro, a ancestralidade e o pertencimento para o território de pista; com foco em vozes femininas e periféricas. Fazendo jus ao alter ego de Miss Versátil, em seus sets mistura sonoridades afrodiaspóricas/urbanas/eletrônicas. Como: Amapiano, Afrobeats, Afro House, Chill Baile, Dnb, Garage, House, Pagode, Pagodão Baiano, Funk e Rap. Neta de DJ e multiartista, sempre carregou consigo o sonho de comandar as pick-ups; Mas seu primeiro contato com a discotecagem foi no ano de 2021, em oficinas do Coletivo Turmalina (RS); formado por artistas negres que se potencializam através da produção, criação e pesquisa de música eletrônica. Já se apresentou em grandes e diversos lugares, como o Palco Bronx do Festival Rap In Cena 2023, Virada Sustentável de Poa, lançamento do festival Avante, Museu Da Cultura Hip Hop RS, Programa HipHop TVE, Boom Rap, Coletivo Plano, Savage, Savannah, Ksa Centro, Baile Panca (SM), Gama (URG), Baile Das Minas (PEL), e teve um set gravado pela Rádio Senso (NH). Também esteve em lines com nomes de peso como DJ Mu540, Deekapz, Th4ys, JLZ, DJ Patife, ANTCONSTANTINO, Evehive, DJ Brum, Suelen Mesmo e muitos outros.

Felix

Felix é um produtor musical, multi-instrumentista e DJ de Porto Alegre, Brasil. Participa da cena cultural de Porto Alegre desde 2014 e é co-fundador do Coletivo Turmalina. Em 2019 lançou o seu primeiro EP “Oito ou Oitenta”, que desde então tem recebido aclamação na cena de música eletrônica underground. Desde então, lançou 3 EP’s: “Untitled”, “Rave Funk” e o seu primeiro projecto no estrangeiro “Drilling Company”, lançado pela label de berlin Spec Records. Em Abril de 2023 lançou seu primeiro vinil “TRANQUILIZER” na label Londrina Mutual Pleasures, gerenciada por Partiboi69. Durante a pandemia do COVID-19 fez o seu primeiro trabalho de trilha sonora no documentário “Caleidoscópio: Histórias LGBTQIA+ do Rio Grande do Sul”, documentário produzido pela UFRGS.

Luiza Pads

Luiza Pads. Luiza Padilha (Porto Alegre, 1993) é artista, designer e produtora multimídia. Sob a alcunha de luizapads, desdobra seu trabalho entre o áudio, o visual e o operacional. É tecnóloga em produção multimídia (2018), formada pelo SENAC-RS. Como designer autônoma, já trabalhou junto de artistas como Crumb, Maurício Pereira, Arthur de Faria, Nina Nicolaiewsky, Nacho Rodriguez, Miri Brock, Pedro Petracco, Paola Kirst, Bel Medula, Viridiana, Filipi Filippo, entre outros. Na área sonora, é DJ atuante da cidade de Porto Alegre. É a idealizadora e uma das produtoras da festa Alfinete, e foi co-idealizadora e produtora da festa Fita Dupla. Produziu as bandas Cardamomo e Inquilinas e já desenvolveu produções junto do trio instrumental Pata de Elefante. Fez parte da equipe de produção de shows de artistas como Maurício Pereira e Tonho Penhasco, Pedro Cassel, Inquilinas, Valentin, Irmão Victor, Thays Prado, Quarto Sensorial e KIAI Grupo. Foi integrante do coletivo OCorre Lab de 2021 até 2024, e integrou o coletivo Pedra Redonda no ano de 2019. Em 2020, idealizou o projeto “Another Green World Revisitado”, celebrando o aniversário de 45 anos do álbum seminal do músico e produtor inglês Brian Eno. O álbum contou com a masterização de Fu_k The Zeitgeist e contou com a colaboração de diferentes artistas da atual cena musical do Rio Grande do Sul. Além disso, também foi criado um episódio do podcast Bons Albo para falar sobre o projeto e sobre o álbum original.

Viridiana

Viridiana é produtora musical, performer e artista multimeios de Porto Alegre/RS. Com 26 anos, ela narra, por meio de suas canções eletrônicas, sua vivência como travesti hoje. Em 2020, foi uma das artistas selecionadas pelo Edital Natura Musical, pelo qual lançou seu primeiro disco, Transfusão. O projeto, cuja equipe contava com uma iniciativa de inclusão e empregabilidade trans, entregou também 3 videoclipes e 1 show virtual, todos disponíveis gratuitamente no canal do YouTube de Viridiana. Em 2023, ela prepara o terreno para o lançamento de seu próximo disco, com o single Pérolas de Plástico, cujo videoclipe ganhou destaque, integrando a programação de mostras, como a Mostra Queer View de Videoclipes LGBTQIA+ em São Paulo. Além disso, no mesmo ano, circulou por 11 cidades brasileiras na Turnê Tiranos de Plástico, tocando em palcos emblemáticos do país, como Audio Rebel, Infinu e Festival Vaca Amarela.